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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O AGIR PROFESSORAL E O ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA ACADÊMICA

Autores:
Adriana Sales Barros Lucena (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte)

Resumo:

Este artigo reflete sobre o agir professoral, textualizado no Plano de elaboração como pré-construído para a produção do gênero textual acadêmico artigo científico na disciplina de Pesquisa Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, doravante PAELP, do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba. Nesse sentido esse estudo trata da morfogênese da ação como movimento linguageiro no qual se produz a interpretação do agir-referente, cujo efeito de sentido põe em funcionamento o agir comunicativo. O objetivo é analisar como o agir professoral interage via texto plano de elaboração de trabalho com as respostas dos discentes. As perguntas norteadoras desta reflexão são: Como o agir professoral é produzido na materialidade textual em destaque? Como a morfogênese põe em ação o movimento linguageiro na interpretação do agir-referente? Como norte teórico foram adotados, Amigues (2005) sobre o trabalho do professor e de ensino, Bronckart e Machado (2004) o ensino como trabalho, o agir comunicativo, Bronckart (2006) e a morfogênese da ação Bulea (2010) sobre o agir professoral, materializado no plano de elaboração. Essa pesquisa está vinculada ao programa PNPD-UFPB e ao projeto Ateliêr de Textos Acadêmicos (ATA), financiado pela CAPES, processo nº 23038.007066-2011 – 60. Sendo de natureza qualitativa, uma vez que trabalha com dados interpretativos, acima referidos. O procedimento metodológico adotado é composto por dois critérios, o plano de elaboração para entendermos os direcionamentos da disciplina evidenciando os pré-construídos na construção do artigo científico; e a observação de todas as questões respondidas pelos alunos destacando via morfogênese da ação as formas interpretativas, produtoras do agir professoral via agir-referente. A análise sinaliza que o agir professoral produz efeito de sentido no agir – referente via movimento linguageiro.