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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Identidade negra e racismo: O material didático de Português como Língua Adicional na formação de profissionais da saúde

Autores:
Thamis Larissa dos Santos Silveira (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

As possibilidades para mobilidades acadêmicas e profissionais estão em contínua expansão, o que, em boa parte, se deve aos programas de incentivo à internacionalização e às políticas linguísticas nas parcerias entre universidades (Carvalho, 2012; Abreu-e-Lima e Moraes e Lima, 2016). Nesse contexto, este trabalho tem por objetivos apresentar o material didático elaborado para o curso de Português como Língua Adicional — PLA (Judd, Tan e Walberg, 2001; Schlatter e Garcez, 2009) do Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (NucLI — UFCSPA) intitulado “Personalidades Negras” e analisar a recepção das unidades didáticas trabalhadas em aula pelos alunos estrangeiros do NucLI. Comentários como “por que vocês falam tanto de racismo?” e “eu acho que os negros são os responsáveis por ainda existir racismo aqui” surgiram como constatação dos alunos e geraram interesse em refletir sobre as origens de tais posicionamentos. Compreendemos, portanto, a aula de PLA como local de reflexão e de formação cidadã para que os estudantes possam participar dos espaços e da vida social do mundo em que estão inseridos (Schlatter e Garcez, 2012). O material didático, por sua vez, torna-se um meio para que isso ocorra, uma vez que é composto de tarefas que compreendem as habilidades integradas de produção oral, compreensão oral, produção escrita e compreensão escrita, organizadas a partir dos gêneros do discurso (Bakhtin, 2003). Entendemos que os resultados alcançados podem contribuir para o processo de elaboração de materiais didáticos para a educação linguística, o que torna a sala de aula local e momento de diálogo com o mundo contemporâneo e com as práticas sociais que as pessoas vivem (Moita Lopes, 2016).