Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Palavras de difícil classificação: a visão pragmática de Manuel Said Ali

Autores:
Ricardo Cavaliere (UFF - Universidade Federal Fluminense)

Resumo:

O estudo das palavras ordinariamente alheias ao quadro taxionômico da denominada tradição gramatical vem conquistando novas sendas a partir dos dois últimos decênios do século passado, sobretudo em face da análise semântica do enunciado. As portas abertas por esta novel vertente dos estudos linguísticos dirigem o foco de luz para o emprego vário e riquíssimo de palavras ou expressões, cuja significação só se pode a rigor determinar se analisada em face desse contexto maior e difuso do ato de enunciação. São termos, enfim, cujo valor semântico não é propriamente lexical ou mesmo frasal, visto que ultrapassa os limites do conteúdo puramente linguístico, para situar-se na esfera da enunciação. Verifica-se, ainda hoje, um certo ar de novidade no trato dessas questões, de que decorre uma natural pluralidade de denominações nem sempre distintivas entre si, como é o caso de operadores argumentativos, operadores discursivos, operadores conversacionais etc.

Este trabalho, de caráter historiográfico, visa a traçar um comentário crítico sobre as denominadas palavras de situação, conforme as denominou Manuel Said Ali (1861-1953) em um de seus textos de descrição linguística (1971 [1931]), em que o gramático fluminense propõe a análise de alguns dos termos ditos inclassificáveis com base no ambiente da enunciação. Nesse intuito, serão comentados os critérios de que Said Ali se valeu para a escolha do corpus e sua metodologia de análise textual no intuito de dar conta dos valores semânticos que as classes de palavras ortodoxas passam a expressar na heterodoxia da enunciação.

 

 

Referência:

Said Ali, Manuel. Meios de expressão e alterações semânticas. 3 ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, revista, 1971 [1931].