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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: discutindo a organização curricular nos cursos técnicos integrados de nível médio no IFAM/Campus Eirunepé

Autores:
Patricia Rafaela Otoni Ribeiro (IFAM - INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo:

O presente trabalho apresenta uma análise dos planos de cursos técnicos integrados de nível médio referente ao componente curricular Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (LPLB) nos primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Eirunepé, nos cursos de Agropecuária, Administração e Informática. Com base na legislação, diretrizes e documentos orientadores da Base Nacional Comum para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio, visa-se a comparação da proposta curricular vigente, com o objetivo de (re)definir e/ou (re)adequar a organização dos conteúdos. Destaca-se a relevância de se garantir uma proposta integrada na organização dos PPCs, iniciando pela definição de conhecimentos e ementas que estabeleçam os saberes necessários para a formação prevista no perfil do egresso e, ainda, que potencializem a articulação entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura, ao longo do processo formativo dos estudantes e a interdisciplinaridade. O estudo, de natureza qualitativa, parte das inquietações da docente de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira diante das experiências em sala de aula, as quais sinalizaram conflitos teórico-metodológicos frente aos objetivos de ensino, competências, carga horária e seleção de material didático. Assim, propõe-se a reelaboração da ementa de LPLB para cada um dos cursos mencionados, superando o tecnicismo arraigado no currículo tradicional na área de linguagens e direcionando o ensino-aprendizagem para a formação integral dos discentes.