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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA

Autores:
Donizeth Aparecido dos Santos (FATEB - Faculdade de Telêmaco Borba)

Resumo:

Esta comunicação tem por objetivo apresentar algumas práticas de leitura e escrita realizadas nos cursos de bacharelado da Faculdade de Telêmaco Borba/PR (FATEB) a partir de uma reestruturação da disciplina de Língua Portuguesa, obrigatória em todos os cursos da Instituição. A reestruturação se fez necessária porque uma parte dos alunos que ingressavam nos cursos, embora tivessem estudado a Língua Portuguesa por cerca de 11 anos na Educação Básica, apresentavam sérios problemas em relação à leitura e à escrita. Um outro problema era que a Língua Portuguesa era considerada pelos alunos uma disciplina menor, de menos importância dentro da matriz curricular do curso e até mesmo alunos que apresentavam dificuldades de leitura e escrita torciam o nariz para a disciplina. Diante disso, optou-se por uma prática pedagógica interdisciplinar, aliando as atividades de leitura e escrita às atividades desenvolvidas por professores de outras disciplinas do curso e que estivessem diretamente ligadas à atividade acadêmica e ao futuro exercício profissional do aluno, de modo que as atividades de leitura e escrita fizessem sentido e ele tivesse então uma aprendizagem significante, conforme o conceito de Rogers (1978). Nesse sentido, procurou-se desenvolver atividades interdisciplinares que levassem ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, de modo a preparar o aluno para o mercado de trabalho e para o uso adequado da linguagem na vida pessoal e acadêmica, procurando oferecer um letramento pessoal, que o tornasse leitor do mundo, e profissional, de acordo com sua futura área de atuação. Para o desenvolvimento dessas atividades, serviram como embasamento teórico os escritos de Kleiman e Moraes (1999) sobre leitura e interdisciplinaridade, Schneuwly e Dolz (2004) sobre gêneros textuais, Geraldi (1984) e Márcia Mendonça (2006) sobre a análise linguística.