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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O desconhecimento da literatura de autoria indígena nas escolas públicas de Manaus e seus reflexos para o futuro

Autores:
Paulo Roberto de Souza Freitas (UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS)

Resumo:

Este projeto investigará as causas da não-circulação de livros de autores indígenas em escolas públicas da zona leste da cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, tomando como motivo o fato de existir uma grande população indígena no Estado que não é conhecida pelas novas gerações de jovens. Esse fato gerou preocupação com a relação que pode se estabelecer no futuro entre a sociedade urbana e a indígena, devido à falta de conhecimento da cultura indígena, na realidade trata-se da relação etnocultural entre essas duas realidades sociais. A educação de crianças e jovens atravessa a escola que tem o dever de promover esse conhecimento. A questão é vasta e complexa por se tratar de uma questão de política linguística e de grande importância para a região norte do país, particularmente para o estado do Amazonas, que tem a maior concentração de povos indígenas do país. No Estado de acordo com o Programa Amazônia Indígena, elaborado pela Fundação Estadual de Política Indigenista (FEPI), do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - uma população indígena de 120 mil indivíduos de 66 grupos étnicos, que falam 29 línguas. Este trabalho justifica-se pela necessidade de criar mecanismos de apoio às culturas indígenas existentes no Brasil e, em particular, no Estado do Amazonas. A literatura sobre o tema não é abundante por isso, este trabalho se torna inovador na medida em que se propõe a estudar as causas da não divulgação e distribuição de livros produzidos por autores indígenas nas escolas de Manaus.