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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Narrativas De Tradição Oral Como Ferramenta Para o Desenvolvimento De Leitura e Escrita no Ensino Fundamental

Autores:
Alex Montel de Sousa (UNIFESSPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ)

Resumo:

Este artigo tem por objetivo de relatar uma experiência de formação de leitores realizado através da oficina: Narrativas de Tradição Oral como Ferramenta para o Desenvolvimento de Leitura e Escrita no Ensino Fundamental, realizada com alunos de uma turma de nono do Colégio Estadual Osvaldo Franco, em Araguatins-Tocantins. A leitura contempla a formação pessoal e intelectual do indivíduo, assim essa proposta procura valorizar e desenvolver em sala de aula o ensino e aprendizagem de leitura e da escrita como instrumento para interação social. Os contos procedentes da literatura oral irão expandir o conhecimento dos alunos, pois apresentam temas significativos que, encantam, divertem, transformam-se, fazem refletir, e carregam em si informações históricas, sociológicas e psicológicas que despertam o interesse dos leitores e ouvintes dos mesmos. Para o desenvolvimento das oficinas utilizar-se-á contos de tradição oral de Lisboa (2002), Cascudo (2010), além de narrativas orais coletadas em Araguatins pelo autor do projeto. Para fundamentar este trabalho, apresentamos Cascudo (2006) com as teorias de Literatura oral; Busatto (2013) com as teorias da arte do contar histórias em pleno XXI, Kleimam (2012), Gomes e Moraes (2014) e Zumthor (2000; 2010).  Este trabalho realizado por meio de atividades interativas, voltadas para a formação do leitor crítico, considerando as experiências de leitura dos alunos, respeitando o grau de dificuldade de cada aluno participante da oficina, buscará promover o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita através de contos de tradição oral e de narrativas orais locais.