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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DOS CURSOS DE LETRAS DA UFMS: FORMAS DE REALIZAÇÃO

Autores:
Ana Karla Pereira de Miranda (UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:

A formação de professores tem sido alvo de discussões, pesquisas e políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino, sobretudo, das escolas dos sistemas públicos de educação básica, onde se encontra a maior parte da população brasileira. Um dos esforços das políticas nacionais refere-se às possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento da prática pedagógica pelo futuro professor na formação inicial, tanto no que diz respeito aos estágios, quanto aos programas governamentais como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica (RP). Nesse cenário, esta comunicação tem como objetivo analisar as diferentes propostas de estágio curricular obrigatório dos cursos de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente, há cursos de Letras sendo desenvolvidos em quatro dos onze campi da UFMS, além de curso na modalidade a distância, com diferentes habilitações: Português-Literatura, Português-Espanhol e Português-Inglês. Por meio da análise do item currículo do projeto pedagógico de curso (PPC) das referidas licenciaturas, organizamos nossa reflexão de maneira que pudéssemos enfocar as seguintes questões: em que período da formação o estágio se encontra? Quais são os saberes desenvolvidos na disciplina Estágio? Quais são os tipos de atividades realizadas durante o Estágio? Para tanto, organizamos nossa análise em três categorias: tempo, conteúdo e métodos. O estudo proposto tem como base a pesquisa qualitativa e é realizado por meio da análise documental. Utilizamos, como fundamentação teórica a respeito do estágio, autores tais como Pimenta, Lima, Aroeira e Zabalza. Observamos que embora sejam pertencentes à mesma instituição, os estágios são desenvolvidos de formas diversas nos cursos de Letras, refletindo diferentes formas de conceber a formação docente, bem como a autonomia de cada curso.