Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Os quatro modos de comunicação no quadro comum europeu: considerações sobre os possíveis impactos no ensino e na aprendizagem de línguas na internacionalização

Autores:
Marcelo Concário (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo:

O potencial da avaliação para gerar mudanças no planejamento e na execução de ações de ensino, incluindo as características de materiais didáticos, é destacado na literatura especializada (ALMEIDA FILHO, 2013; 1993; SCARAMUCCI, 2004). No Brasil, as políticas e os instrumentos de avaliação de proficiência em línguas não possuem a mesma tradição notada em vários outros países. Sobretudo em nações da Europa, critérios, testes e exames de proficiência vêm sendo estudados e aprimorados há tempos (www.alte.org; www.coe.int/lang-CEFR). O objetivo deste trabalho é apresentar uma resenha crítica dos “quatro modos de comunicação” destacados no Quadro Comum Europeu (CEFR): recepção, produção, interação e mediação. Enquanto alternativa para o modelo das quatro habilidades de uso da linguagem, esses modos de comunicação destacam a interação e a mediação como componentes indispensáveis do saber linguístico-comunicativo. Documentos mais recentes relacionados ao CEFR (COUNCIL OF EUROPE, 2018) vêm explicitando, com mais clareza e detalhamento, competências a ser avaliadas (atingidas) no processo de aprendizagem de línguas, tais como a capacidade de (inter)agir na mediação linguística, na mediação cultural, na mediação social e na mediação pedagógica. De modo mais específico, a apresentação neste simpósio visa a destacar – com base em experiências de ensino e pesquisa - aspectos pontuais do CEFR que podem tornar-se especialmente relevantes para ações comprometidas com internacionalização e ensino-aprendizagem de línguas-culturas. Trata-se, portanto, de uma reflexão teórico-prática baseada em políticas, planejamento, avaliação, vivências de ensino e pesquisa em sala de aula.