Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Conto maravilhoso e formação do leitor

Autores:
Marina Cristiane Archangelo (USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)

Resumo:

Sabe-se que os adolescentes, em grande maioria, têm se esquivado de leituras literárias, já que estas, exigem uma dedicação maior para compreensão da obra. Diante disso, a partir de três contos de Marina Colasanti, foi aplicada uma sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2011), com o objetivo de  motivar nos alunos o interesse pela leitura literária. O enredo inventivo e lúdico de “Hora de Comer”, “De nome Filhote” e “E eram tão pequenas”, além de despertar o interesse dos jovens, permite, também, estabelecer um paralelo entre os fatos reais e os fatos ficcionais presentes exclusivamente no universo literário. As leituras são feitas em três partes, dedicando a cada um dos contos momentos de reflexão e discussão. Em uma segunda etapa, ocorre a produção textual pelos alunos, retomando as características do gênero estudado.  Espera-se que o aluno consiga apresentar em seus textos marcas de subjetividade e autoria, além da coerência e da coesão essenciais para um bom texto. O contexto da aplicação é uma sala de Sexto Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, da Escola Estadual José Amaro Rodrigues, em Artur Nogueira, São Paulo. A fundamentação teórica apóia-se em Josette Jolibert (1994) e Candido (1995), no que se refere ao direito à literatura de todo cidadão.