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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


UM RECORTE DO DISCURSO MIDIÁTICO SOBRE O PROJETO DE ENSINO MÉDIO COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA EM RONDÔNIA: UMA ANÁLISE DAS REGULARIDADES DISCURSIVAS.

Autores:
Ana Cláudia Dias Ribeiro (UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS)

Resumo:

O presente artigo, orientado pela professora doutora Janete Silva dos Santos, foi resultante de discussões e reflexões provocadas durante a disciplina Fundamentos em Texto, Discurso e Ensino, do curso de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Tem como objetivo identificar os discursos presentes nas mídias digitais, bem como fazer uma análise discursiva das regularidades encontradas nos textos selecionados em três sites de notícias, que tratam sobre “O Projeto de Ensino Médio com Mediação Tecnológica em Rondônia” doravante PEMMTR, iniciado em 2016. Para tanto, temos como aporte teórico os estudos sobre educação a distância de Barros (2009), sobre as tecnologias de informação de Bordenave, (1987), como base teórico-metodológica de análise teorias do discurso de Pêcheux (1997) dialogismo Bakthin (1997), os conhecimentos de interdiscurso e intradiscurso de Orlandi (1999), além de outros autores. Cerca de 40% da população de Rondônia vive na zona rural, o ensino nessa região caracteriza-se por salas multisseriadas, devido à carência de professores qualificados, além da precariedade das instalações físicas e por uma organização curricular descontextualizada. Nesse estudo faremos um recorte de textos midiáticos digitais relacionados ao período que se refere a implantação do PEMMTR e também após a implantação, sobre o qual realizaremos a análise da materialidade textual e as condições de produção, verificando se houve ou não diferença de posicionamento dos enunciadores com o passar dos anos a respeito do PEMMTR.