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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O papel do revisor: é preciso pedir ao óbvio que se justifique

Autores:
Felícia Xavier Volkweis (UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Resumo:

Com base em uma perspectiva enunciativa da linguagem, o objetivo desta pesquisa, ainda em andamento, é compreender o percurso de ensino de escrita pelo qual passa o aluno universitário, desde o ingresso até o final do ensino superior, quando está prestes a escrever seu trabalho de conclusão, de forma a gerar subsídios que contribuam para o desempenho pleno do trabalho do revisor de textos acadêmicos. Em outras palavras, trata-se de um estudo que tem como foco o papel do revisor, mas associado ao processo de ensino de escrita e letramento ao qual está submetido o aluno-cliente. Os pressupostos teóricos que embasam esta pesquisa são os estudos sobre letramento (principalmente os trabalhos de Magda Soares e Brian Street), revisão (em especial, a visão de Theresa Lillis e Mary Jane Curry sobre esse profissional), ensino de escrita (a partir dos estudos de Magali Endruweit e Paula Nunes) e a teoria enunciativa de Émile Benveniste, sendo esta última guia para a concepção de língua e linguagem adotada. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza qualitativa interpretativa, de cunho etnográfico. Este trabalho é relevante com base na crença de que seus resultados possibilitarão repensar não só o trabalho do revisor de textos acadêmicos, que ainda é carente de formação, mas também o dos professores de escrita. Constitui-se em uma reflexão que poderá impactar o ensino de escrita nas escolas e universidades no futuro, bem como ampliar a visão de trabalho do revisor, que, nesse contexto, atua como um colaborador do sistema de educação, já que age diretamente no processo de letramento do seu aluno-cliente.