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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O CONTEXTO DE PRODUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO PARANÁ

Autores:
Jonathas de Paula Chaguri (UPE - Universidade de Pernambuco )

Resumo:

Esta comunicação é um recorte da dissertação de mestrado defendida em 2010, junto ao atual Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá. O estado do Paraná, ao conceituar novos caminhos para as propostas curriculares em todas as áreas do ensino, após várias discussões, debates, encontros, seminários, simpósios e grupos de estudos, subsidiado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), entre os anos de 2004 a 2008, chega à versão final das “Diretrizes Curriculares da Educação Básica - DCE”, que é composta por um caderno de orientação teórico-metodológico para cada disciplina. Neste caso, em especial, a DCE estudada refere-se a “Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Estrangeira Moderna (DCE-LEM)”. Decorrente a este contexto, portanto, buscou-se investigar como ocorreu o contexto de reformulação curricular no estado do Paraná (2003-2008), no componente curricular – Língua Estrangeira Moderna – a partir das vozes que articulam a política de ensino de língua estrangeira moderna na educação básica no estado do Paraná. Assim, centra-se a atenção para a seguinte indagação inicial: Como se deu o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares da Educação Básica de Língua Estrangeira Moderna no ensino fundamental nos anos finais da rede pública de ensino do Paraná? Como fundamentação teórica, apoiamo-nos nas teorias do Círculo de Bakhtin para fundamentar as reflexões a respeito dos conceitos de enunciado, dialogismo e polifonia. Quanto à metodologia utilizada recorreu-se ao estudo de caso por se tratar de um trabalho que enfoca um determinado evento pedagógico. Conclui-se, assim, que as DCE-LEM é uma proposta educacional que revela aparentemente uma participação coletiva dos professores de LEM durante a sua construção. Isso é perceptível na forma como a SEED conduziu as ações políticas no processo de construção do documento.


Agência de fomento:
não houve financiamento