Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Nós da/na trama docente: locus para (des)aprendizagens. Um estudo etnográfico sobre o uso das linguagens num contexto escolar em fragmentação

Autores:
Danuse Pereira Vieira (UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)

Resumo:

O objetivo deste estudo é refletir sobre os usos da linguagem durante as aulas de uma professora da rede pública do Rio de Janeiro. Foi construída uma pesquisa etnográfica que acompanhou a trajetória das aulas de uma docente de História dentro de uma escola da rede estadual do Rio de Janeiro. Esse colégio vivenciou diversas greves durante o período desta pesquisa e passou por um processo de ocupação estudantil no ano de 2016. Por tais desestabilizações ecoarem diretamente no desenvolvimento deste trabalho, redirecionei a trajetória de pesquisa e naveguei por rotas de desaprendizagens mútuas, trilhadas por mim e pela professora participante desta pesquisa. Para trazer o contexto situacional e extrassituacional dessa escola in mundo, precisei me imundiçar e me embrenhar na multiplicidade de textos e discursos que circulavam na unidade em tela; portanto, destaquei a circulação, as trajetórias e entextualizações contínuas na historicização de tal contexto. Para pensar na construção cooperativa entre mim e a professora participante com o foco nos usos da linguagem, dividi nossa trajetória num continuum de tempo. Entrelaçando os quadros teóricos propostos por Bakhtin (1953 [2003]) e por Blommaert (2005), refleti sobre os usos das linguagens e os processos de aprendizagem cooperativa construídos entre a pesquisadora e sua colaboradora numa escola em processos de desestruturação. Como interpretação dos resultados, indica-se que a relação construída entre a pesquisadora e a professora colaboradora foi marcada por discursos internamente persuasivos, com protagonismo ora de uma ora da outra. Frisam-se, também, dois resultados desta pesquisa: os abalos nos modos de fazer pesquisa da pesquisadora; e a tomada de consciência da professora colaboradora a respeito da possibildade de explorar os usos da linguagem em sala de aula.