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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A criação de material didático próprio para o ensino da língua adicional aos imigrantes de Lajeado, RS: apostilas “Vem pra cá”

Autores:
Grasiela Kieling Bublitz (UNIVATES - Universidade do Vale do Taquari )

Resumo:

Levando em consideração o grande número de imigrantes que chega semanalmente ao município de Lajeado, o eixo Linguagem e Ensino, integrado ao projeto de extensão Veredas da Linguagem, da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, promove ações envolvendo o ensino da Língua Portuguesa a imigrantes residentes em Lajeado. As aulas são planejadas por professores, acadêmicos e voluntários do projeto e assumem uma abordagem intercultural (FERRAZ, 2012), ou seja, o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura brasileiras com a intenção de incentivar o diálogo entre as culturas e valorizar pluralidade cultural. Desta maneira, as aulas têm o propósito de oferecer um aprendizado significativo, que prioriza o uso da língua em circunstâncias de convívio, para acolher esses imigrantes. Diante disso, e percebendo a carência de material que apresente a realidade regional, o eixo Linguagem e Ensino, em 2018, iniciou a criação de material didático baseado em situações básicas de uso da língua para a inserção linguística e cultural da comunidade imigrante na sociedade lajeadense. Assim, foram elaboradas três Unidades Didáticas, intituladas “Vem pra cá”, apresentando sequências didáticas sobre diferentes temas. A primeira apresenta tarefas envolvendo a identidade do indivíduo, a nacionalidade e a família. A segunda trata do tema trabalho e tudo o que os alunos precisam saber para elaborar o próprio currículo e para enfrentar entrevistas de emprego, além de tarefas que simulam de situações autênticas envolvendo o assunto. A terceira unidade apresenta uma sequência didática sobre os temas alimentação e comércio. Até o momento, esse material tem facilitado o andamento das aulas e tem sido elogiado pelos alunos e voluntários, visto que a elaboração baseou-se nas vivências coletivas de ensino e aprendizagem. Além disso, a linguagem acessível e as ilustrações coloridas estimulam os alunos a interagirem com o material.