Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


LEITURA E LEITOR: uma relação que envolve curiosidade, desperta prazer e auxilia no desenvolvimento da linguagem na primeira infância.

Autores:
Maria Divoneide Ferreira (FEEVALE - Universidade Feevale)

Resumo:

RESUMO: A linguagem e seu desenvolvimento envolve leitura, literatura, um conjunto de relações sociais, e é determinada também pelo espaço. A infância pré-escolar é o momento em que o mundo se amplia e se torna cada vez maior para a criança, e é, também, o momento em que sua linguagem se aperfeiçoa, possibilitando-lhe a apropriação dos seus sentidos. A proposta deste estudo é contribuir com possibilidades de uma prática literária efetiva nos anos que precedem o ingresso da criança na Educação Básica, permeada de eventos pedagógicos possíveis, e também conceituar a importância do uso da literatura infantil como recurso no processo educacional nas práticas pedagógicas. Iniciou-se com o levantamento de dados,  observações e entrevistas com professores, estagiários de magistério e da Pedagogia da rede municipal de dois municípios com preenchimento, a fim de averiguar suas concepções e conhecimentos sobre literatura e hábitos de leitura. A partir da análise dos dados e dos estudos de Candido 1989, Vygotsky 2001, Junqueira 2016 e Zilberman 1990, propõem-se novos convites, novas propostas e desafios por meio da literatura infantil, não só alinhavada à rotina escolar, mas efetivando-a com eventos que contribuam para o desenvolvimento emotivo e cognitivo da criança, com uma referência específica no desenvolvimento linguístico.