Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Os gêneros antecedentes dos estudantes do ensino médio na abordagem sociorretórica

Autores:
Karla Epiphania Lins de Gois (UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco)

Resumo:

Entendemos o gênero como classe de eventos comunicativos, em que a linguagem verbal desempenha um papel significativo, há propósitos compartilhados, há uma lógica subjacente, e uma terminologia própria. Além dessas questões, acrescentamos a ideia de gênero como um fenômeno social. E os gêneros antecedentes são os gêneros particulares, que provém de contextos individuais, com os quais os estudantes têm experiência, operando com o conjunto de gêneros. Os estudantes chegam à escola com um conhecimento variado de gêneros, e os utilizam nas diversas situações comunicativas, construindo novos gêneros. O objetivo desta investigação é identificar os gêneros antecedentes dos estudantes do ensino médio, e se há possibilidade desse conhecimento influenciar na apreensão de novos gêneros. Para a fundamentação teórica sobre os estudos de gênero nos baseamos em Swales (2008 [1990]), e Miller (2012). Em relação à pesquisa dos gêneros antecedentes citamos os estudos de Devitt (2009, 2006). O corpus são os questionários aplicados aos estudantes, em que as questões identificarão os gêneros antecedentes, e a há possibilidade desse conhecimento de gêneros influenciar a apreensão de novos gêneros. Esperamos com este estudo apontar que os estudantes possuem um conhecimento de gêneros, que é aperfeiçoado durante a escolaridade, e os usam em diferentes contextos.