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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


METODOLOGIAS ATIVAS PARA O LETRAMENTO PROFISSIONAL VIA GÊNEROS TEXTUAIS: EXPERIMENTANDO PRÁTICAS SOCIAIS DO CONTEXTO DE TRABALHO

Autores:
Denise dos Santos Gonçalves (CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais)

Resumo:

Uma das questões envolvidas no trabalho com gêneros textuais na educação profissional refere-se à inclusão de atividades que propiciem aprendizagem significativa (AUSUBEL, 2000; MOREIRA; MASINI, 2006) com vistas ao letramento. Em outras palavras, trata-se de buscar e aplicar metodologias que não se restrinjam ao emprego descontextualizado de textos, mas que convirjam para o desenvolvimento de habilidades para lidar, de forma autônoma e crítica, com os enunciados por meio dos quais o profissional formado desempenhará suas atividades laborais. Concordando que o letramento, entendido como prática social, está vinculado a instituições sociais (BARTON, 2007) e que essas práticas são inferidas por meio de eventos mediados por textos escritos (BARTON; HAMILTON 1998[2012]), ratifica-se a necessidade de propiciar, no percurso da formação, acesso aos gêneros textuais da maneira mais coerente com o que será demandado no exercício da profissão. Apresentamos uma experiência, exemplificativa do emprego de metodologia ativa de aprendizagem (MORAN, 2017), desenvolvida em contexto de formação profissional em que, à luz de situações-problema, os estudantes, futuros gerentes da instituição em que se dá a situação formativa, foram estimulados a buscar soluções para dificuldades manifestadas em textos reais produzidos na vivência de práticas sociais do trabalho. A tarefa mostrou-se coerente com as funções do profissional formado, pois a ele recaem atribuições não somente de comunicar-se por meio de textos escritos, mas também de analisar e orientar a produção textual dos subordinados. Uma vez que a formação ocorre em instituição de ensino superior, os resultados obtidos pelos estudantes foram apresentados em evento de divulgação científica local. Dessa forma, foi requerida, de forma complementar, a mobilização de competências próprias da esfera acadêmica para expor os resultados das análises e as propostas, estas formuladas com foco em necessidades reais no mundo do trabalho.