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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Os direitos humanos em aulas de Língua Portuguesa no Amazonas: integrando ensino e pesquisa sobre expressão escrita

Autores:
Wagner Barros Teixeira (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:

O Exame Nacional do Ensino Médio possui distintas funções sociais, entre as quais, a de permitir o acesso ao ensino superior. Dividido em provas específicas, o exame avalia conhecimentos de acordo com distintas áreas, entre as quais a de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Como parte dos desafios enfrentados, o candidato ao exame deve elaborar uma redação sobre tema de relevância social, propondo ação de intervenção para solução de problema, respeitando os direitos humanos. Nessa esteira, em consonância com os objetivos do Simpósio “Os significantes e os significados do ensino e da produção de textos: pesquisa, ação e reflexão”, este trabalho concentra sua atenção sobre a preparação feita em aulas de expressão escrita em Língua Portuguesa no Amazonas com foco para a redação do Enem. O objetivo principal é apresentar resultados oriundos de projeto de iniciação científica desenvolvido no âmbito da Universidade Federal do Amazonas baseados em dados levantados por meio de questionário de sondagem e de entrevistas apoiadas pelas técnicas de protocolo verbal, que analisaram de que forma os direitos humanos são abordados em aulas de Língua Portuguesa voltadas para o desenvolvimento da expressão escrita. Além disso, focando no trabalho docente e em resultados de investigação científica, busca-se também integrar ensino e pesquisa voltados para a expressão escrita, podendo se tornar relevante contribuição para futuras investigações sobre a temática e para o aprimoramento do desenvolvimento da temática em aulas de produção textual para alunos do ensino médio. Norteiam teoricamente as investigações postulados sobre a escrita e o processo produção de textos de Cassany (1990), Cardona (1999), Fávero, Andrade e Aquino (2002). Além desses, sobre os direitos humanos no contexto escolar, considerações de Deslandes e Lourenço (2011) e, ainda, informações sobre avaliações diagnósticas de documentos emitidos pelo INEP e pela UNESCO, bem como em estudos de investigadores sobre o ENEM.