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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


EDIÇÃO CRÍTICO-GENÉTICA DO CONTO “A ENCHENTE”, DE MANOEL DOS PASSOS DE OLIVEIRA TELLES

Autores:
Renata Ferreira Costa Bonifácio (UFS - Universidade Federal de Sergipe)

Resumo:

Na produção do escritor Manuel dos Passos de Oliveira Telles (1859-1935), um dos maiores difusores da história cultural sergipana, destaca-se a obra SergipensesEscriptos Diversos, que teve apenas duas edições impressas, a edição princeps, de 1903, e a segunda edição, de 2013, reprodução da primeira. Essa obra é uma coletânea de 29 textos ficcionais e não ficcionais produzidos em diversas épocas sobre variados assuntos relacionados a Sergipe, como história, geografia, literatura, crítica literária, filosofia, religião, linguística, folclore, etc. Um desses textos, um conto intitulado “A enchente”, possui uma tradição textual composta por quadro testemunhos – dois manuscritos autógrafos salvaguardados no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (um datado de 1895, inserido em uma coletânea inédita de artigos – cx. 191, doc. 022, e outro inserido no livro inédito “Contos e Novelas Sergipenses”, datado entre 1911 e 1912 – cx. 186, doc. 001) e duas edições impressas (em Sergipenses – 1903 e 2013). O confronto desses testemunhos permite apontar diferenças ortográficas, linguísticas e estruturais no texto da narrativa, como inserções, supressões, substituições e alterações de ordem. Desta forma, fundamentando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Filologia, em sua vertente de Crítica Textual e de Crítica Genética, este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma edição crítico-genética desse conto do escritor sergipano Oliveira Telles. Como objetivos específicos propõem-se recuperar a gênese de “A enchente” a partir do manuscrito de 1895, cotejar os testemunhos manuscritos e impressos com vistas a identificar e analisar as variantes textuais autorais e apresentar um texto crítico, tomando como texto-base o manuscrito de 1911/1912. O estudo filológico que se pretende apresentar é fundamental para evidenciar o processo de reescrita operado por Oliveira Telles, possibilitando compreender a gênese de um de seus textos e, em última instância, o seu processo criativo, além de permitir preencher uma lacuna no campo dos estudos literários sobre o autor.