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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES, À LUZ DA LINGUÍSTICA APLICADA

Autores:
Gabriel Costa Pereira (UNIR - Universidade Federal de Rondônia) ; Mirla Cristina dos Santos Silva (UNIR - Universidade Federal de Rondônia)

Resumo:

O presente trabalho oriundo do Projeto Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade Federal de Rondônia, teve como ponto inicial o projeto de extensão Migração, Memória e Cultura na Amazônia Brasileira: Inserção de Haitianos em Porto Velho, que oferece aulas de português para imigrantes, além de atendimentos humanitários, a fim de, inseri-los socialmente e culturalmente na região onde estão localizados. Desse modo, este trabalho tem como objetivo principal apresentar teorias metodológicas do Ensino da Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados, na perspectiva da Língua de Acolhimento, à luz da Linguística Aplicada. O ponto central da discussão é o ensino e a aprendizagem voltados para o social, para que seja feito um diálogo teórico e prático dos cursos de Português, seus materiais e métodos utilizados. Como teoria base, utilizamos os autores Moita Lopes (2006) e (2013), Rojo (2013) e Signorini (2006). Partindo do pressuposto que a expressão Língua como forma de acolhimento está crescente no Brasil, busca-se saber quais os cursos existentes no Brasil, se trabalham com essa ideia e de quais formas realizam suas atividades. Posteriormente será realizado um levantamento e tabulação dos dados referente aos cursos. Além disso, intenta-se elaborar um material didático de modo que contemple as várias nacionalidades, com vistas a inserir refugiados e imigrantes no contexto em que estão, e que sejam acolhidos de tal forma.


Agência de fomento:
CNPQ